Arquivo: Amos Ben-Gershom, GPO Arquivo: Amos Ben-Gershom, GPO

Em Nova Iorque para a Assembleia Geral das Nações Unidas o Primeiro-ministro de Israel deverá se reunir com o Rei Abdullah II da Jordânia.

Por Unidos com Israel

Jerusalém, 20/09/2022

O Primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid, chegou nesta terça-feira (20) em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde discursa na quinta-feira diante da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Esta será a estreia de Yair Lapid nas Nações Unidas. No ano passado, Israel foi representado pelo então primeiro-ministro Naftali Bennett que aproveitou a oportunidade para condenar a polarização política e manifestar-se contra o lockdown.

Em Nova Iorque o primeiro-ministro Yair Lapid não deverá se reunir com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que recentemente visitou Israel e sua capital, Jerusalém. Apesar disso, estão programadas reuniões com o Rei Abdullah II da Jordânia e com o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Após anos defendendo uma política hostil a Israel o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que chegou a condenar os Acordos de Abraão, busca uma aproximação com Jerusalém. Isto, mesmo abrigando em seu país membros do grupo terrorista Hamas. Em março deste ano, Erdogan recebeu em Ancara o Presidente do Estado de Israel, Isaac Herzog, naquela que foi a primeira visita de um líder israelense à Turquia em mais de uma década.